Como Fidelizar Clientes com Brindes Corporativos
A distribuição de brindes aos clientes pode ser feita em diferentes situações, e com diferentes objetivos. É preciso, portanto, criar uma estratégia para escolher o brinde certo em cada ocasião.
Isso porque, além de servir como uma forma atrativa de divulgação, a distribuição de brindes também faz com que o público valorize e se lembre da empresa em diversos momentos.
Entre as diversas estratégias de marketing que uma empresa pode utilizar para melhorar seu relacionamento com o público, externo e interno, uma das mais poderosas é a distribuição de brindes.
Aqui, nós destacamos algumas situações distintas em que você pode usar brindes corporativos para divulgar a sua empresa. Vejamos quais são elas:
BRINDES DE USO CONTÍNUO
Os brindes que são de uso contínuo tendem a ficar com o cliente por muito tempo, quanto maior for a “vida útil” do brinde, por mais tempo o cliente vai mantê-lo.
Assim, vendo o brinde repetidamente, com o nome e a logomarca da sua empresa, o reconhecimento de marca aumenta. E o que isso significa? Se alguém pedir a esse cliente que cite uma empresa do ramo, por exemplo, ele provavelmente citará a sua empresa. E, se precisar de um produto ou serviço com urgência, procurará você primeiro.
BRINDES QUE SÃO DE ALTO VALOR
Brindes de alto valor não são feitos para distribuição em massa. Em vez disso, são destinados a um grupo especial de clientes. Os clientes mais importantes da sua empresa, geralmente aqueles que geram mais faturamento. Quando você entrega a esses clientes um brinde mais sofisticado, demonstra que reconhece a sua importância. Com isso, a probabilidade de que eles voltem para fazer negócios novamente aumenta.
DISTRIBUIÇÃO EM EVENTOS ABERTOS
Em eventos abertos, a distribuição pode ser feita em grande quantidade e sem muito critério. Nessa situação, o principal objetivo é a divulgação da empresa para o máximo de pessoas, então, tenha em mente que você pode receber centenas de visitantes em um único dia de evento. Assim, no meio de uma feira ou congresso, não é viável distribuir brindes sofisticados. Em vez disso, brindes mais simples funcionam bem. Geralmente, as empresas distribuem sacolas, canetas e blocos de papel.
DISTRIBUIÇÃO EM EVENTOS FECHADOS
Agora, imagine que sua empresa vai fazer um evento somente para alguns clientes convidados, como uma festa para o lançamento de um produto.
Nesse caso, você já pode preparar algo mais elaborado, pois saberá exatamente quem vai comparecer. O mais interessante é investir pesado na personalização dos itens, você pode até gravar cada brinde com o nome do cliente, além da marca da sua empresa. Essa estratégia aumenta o valor percebido do brinde, além de ser uma garantia extra de que ele não vai ser passado adiante.
DISTRIBUIÇÃO EM OCASIÕES COMEMORATIVAS
Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo são datas comuns para a distribuição de brindes. Mas sua empresa pode também usar outras, conforme o perfil dos clientes. Se você trabalha principalmente com alguma categoria profissional, é interessante comemorar a data relacionada a essa profissão. Uma empresa que vende roupas para enfermeiros, por exemplo pode distribuir brindes no Dia do Enfermeiro. Outra sugestão é distribuir brindes no dia do aniversário dos seus clientes. Embora seja mais complexa, pois exige até mesmo uma organização logística, em relação ao envio dos brindes, essa ação pode alcançar excelentes resultados. Afinal, é uma forma de demonstrar que sua empresa pensa nos clientes constantemente, e não apenas nos momentos em que precisa alavancar as vendas. E você pode personalizar o brinde de maneira temática, conforme a data. Nesse caso, diferente dos eventos, a entrega de um cartão com uma mensagem também é importante para causar uma impressão positiva.
PASTAS
Em eventos com um fundo mais acadêmico, como congressos, a distribuição da pasta é quase obrigatória. Ela pode ser simples ou elaborada, com bolsos e compartimentos, e pode ser feita de diferentes tipos de material, como nylon 600, lona e outros. Assim, sua empresa pode trabalhar com tipos diferentes de pastas, de acordo com a situação.
Como já explicamos, os clientes mais importantes merecem brindes de alta qualidade. Porém, quando o volume de distribuição for muito alto, vale a pena buscar um modelo mais simples.