7 estratégias para fidelizar seus clientes
Para fidelizar um cliente é preciso conhecê-lo muito bem, saber quais são os seus hábitos de consumo, ter ciência das suas preferências e gostos, frequência e volume de compras, horário mais propício para entregas e assim por diante.
Quanto mais você souber sobre um determinado cliente, mais fácil será conseguir despertar a atenção, interesse e apreciação dele, que receberá um atendimento único e diferenciado. Quando ele se sente valorizado e especial, geralmente vai voltar a comprar com sua empresa.
Fidelizar clientes tem uma importância crucial para o andamento e sucesso dos negócios. Não apenas é mais barato fidelizá-los do que obter novos, como também é uma maneira de aumentar a receita da companhia. Eles representam igualmente uma renda constante, fornecendo o tão necessário capital de giro.
1) Realize um atendimento inteligente, eficiente e humanizado
A parte do atendimento ao cliente é uma das práticas mais relevantes para assegurar a fidelização de clientes. Nessa linha de pensamento, busque agilizar os processos e fazer com que eles se tornem muito mais eficientes e inteligentes.
Mostre também que você compreende as dores e preocupações dele, que compartilha de suas expectativas e deixe bem claro que você está totalmente pronto e disposto a resolver qualquer dúvida e questão que ele propor, de forma eficaz e rápida, evidenciando a existência de um atendimanto humanizado.
2) Proporcione produtos e serviços personalizados
Por mais racional que os clientes possam aparentar ou realmente ser, o fato é que eles também gostam de se sentir únicos e especiais e ter as suas particularidades atendidas e suas necessidades específicas supridas. Ter em mãos algo que se encaixa no seu perfil, gostos e necessidades é incrivelmente realizador e satisfatório.
É interessantíssimo receber um produto ou serviço feito sob medida. Por conta disso, a personalização é absurdamente valiosa enquanto estratégia de fidelização de clientes. Muitas empresas têm investido nessa área, fugindo um pouco do sistema de produção em massa.
Um aspecto que favorece esse ideal de customização é o desenvolvimento tecnológico, que facilita e muito a confecção de itens personalizados e de qualidade. Não é incomum encontrar pessoas que estão dispostas até mesmo a pagar um preço maior por produtos exclusivos.
Por exemplo temos uma linha de produtos desenvolvida para os funcionarios dos nossos clientes para a ação de endomarketing
3) Assegure o cumprimento à risca dos direitos do consumidor
Ao contrário do que eventualmente possa parecer, o Brasil é um dos países mais incrivelmente avançados no que toca aos direitos do consumidor. Nosso país possui um conjunto de leis repletas de detalhes e de elementos que conferem proteção para os consumidores e para as próprias empresas.
Preze para que os direitos do consumidor sejam cumpridos à risca. Isso vai ajudar os clientes a terem muito mais confiança e dar muito mais credibilidade à sua companhia.
4) Disponibilize canais de comunicação abertos
O consumidor atual é bastante exigente. Ele está plenamente empoderado e consciente do seu valor na sociedade e no mercado. Além disso, ele aprecia a ideia de que é querido, de que a empresa se importa com ele.
Sendo assim, quando ele é atendido, ele gosta de atenção e de ter um mundo de opções disponíveis para ele. Como ele detesta ter limitações e está sempre antenado em tudo, aumente a sua oferta de comunicação disponibilizando canais abertos.
Diversifique as opções: telefone, WhatsApp, chat, SMS, formulários no site, e-mail etc. Com esse aumento dos canais de comunicação, o cliente interagirá muito mais com a sua empresa.
5) Invista no pós-venda e em pesquisas de satisfação para fidelizar clientes
O processo de venda não termina após a aquisição do seu produto ou serviço por parte do cliente. Mesmo depois de ele ter adquirido algum produto ou serviço de sua empresa, permaneça mantendo contato com o intuito de tomar conhecimento de como tem sido sua experiência com a utilização daquilo que foi comprado.
Forneça algumas dicas e obtenha o respectivo feedback do cliente. Demonstrar esse tipo de preocupação fortalece ainda mais o relacionamento da empresa com seus consumidores. Um bom modo de fazer isso é realizando pesquisas de satisfação.
6) Elabore programas de fidelidade
Elabore um programa de fidelidade no seu estabelecimento. Confeccione uma ficha cadastral para todos os seus clientes e dê recompensas para os que compram com a sua empresa com uma frequência maior ou que efetuam gastos maiores. Muito mais eficaz do que fornecer descontos é presentear seus clientes com brindes ou prêmios.
Com um programa de fidelidade, ele se sentirá mais instigado a se engajar e comprar com a sua marca, a fim de ter mais chances de obter recompensas. Promoções também são uma maneira de presentear os clientes mais fiéis. Gosto muito do tipo de promoção onde o cliente ganha algo, lógicamente isso depende muito do seu negócio. Por exempro restaurantes e pizzarias fazem aquela promoção classica "junte 10 cupons e troque por uma grátis". E isso é muito mais do que ganhar uma pizza! Isso é reconhecer a fidelidade do seu cliente. Use a criatividade e faça algo assim em seu negócio.
7) Faça o monitoramento do comportamento do seu público consumidor
O primeiríssimo passo para se montar uma excelente estratégia de fidelização de clientela é saber exatamente quem e como é esse público consumidor. Você sabe qual é o perfil dele? Qual a faixa etária do seu público? Qual o contingente de homens e mulheres? Qual o poder aquisitivo dos consumidores? Essas e outras informações são essenciais.
Do mesmo modo, é fundamental fazer o monitoramento do comportamento do seu público consumidor em geral, sobretudo nas redes sociais. Fique de olho naquilo que eles falam a respeito da sua marca, dos produtos ou serviços que você oferece, e preste muita atenção na reclamação dos clientes.
Com todo esse feedback, você terá mais condições de deixar seus clientes plenamente satisfeitos e ter um desempenho melhor no mercado.
Uma das ações mais importantes que uma empresa pode e deve fazer por si mesma, a fim de garantir a prosperidade financeira e a continuidade do negócio, é fidelizar clientes. Essa é uma prática tão necessária quanto conquistar novos. Aliás, é muito mais em conta fidelizar um cliente existente do que adquirir um novo.
Investir na fidelização de clientes propicia um bem inimaginável para qualquer companhia, pois esses mesmos clientes se tornam verdadeiros difusores da marca. E qualquer gestor sabe o poder que esse marketing “boca a boca” tem.